Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Hora Certa
Últimos assuntos
» Um Natal mais simples
Um ninho na minha Horta EmptySáb 12 Dez 2015 - 19:25 por Sonia Momoi

» Retorno
Um ninho na minha Horta EmptyDom 4 Out 2015 - 10:30 por Rose.rslam

» Caixas para a secretária da mamã
Um ninho na minha Horta EmptySáb 3 Out 2015 - 17:50 por Luna Bijoux

» Mudanças em casa
Um ninho na minha Horta EmptySex 11 Set 2015 - 19:12 por Maria Jose zanin

» Como fertilizar uma terra que já não dá «chão para uvas».
Um ninho na minha Horta EmptyQui 10 Set 2015 - 9:25 por Rose.rslam

» Olá
Um ninho na minha Horta EmptyQui 10 Set 2015 - 9:07 por Rose.rslam

» Ideia criativa para uma varanda
Um ninho na minha Horta EmptyQua 9 Set 2015 - 21:01 por Beatrizz_20665

» Os meus jardins em casa
Um ninho na minha Horta EmptyQua 10 Jun 2015 - 23:03 por Rose.rslam

» Cozinhando com o Sol - Parte 2
Um ninho na minha Horta EmptyQua 10 Jun 2015 - 22:54 por Rose.rslam

Palavras-chaves

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Um ninho na minha Horta

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Um ninho na minha Horta Empty Um ninho na minha Horta Sáb 26 Abr 2014 - 17:36

Sónia Pimentel

Sónia Pimentel

Um ninho na minha Horta


Quando eu escrevi os progressos na minha horta e jardim disse-vos, no fim, que a melhor notícia era para ser dita pela minha mãe. Infelizmente a mamã não anda bem, está com uma enxaqueca terrível que dura há dias e pediu-me para ser eu a fazer este post.
Pois bem, o que aconteceu é que temos um pequeno ninho na prateleira de um dos móveis da horta. 
Tudo começou quando reparámos que os nossos vasos apareciam com buracos. Não percebíamos porquê e voltámos a encher os vasos com terra. Ao fim de algum tempo os buracos desapareceram e, como estava a chover, não voltei à horta. Quando o sol voltou apercebemo-nos de que um dos vasos tinha galhos secos agarrados à terra, como se alguém os estivesse a colocar lá deliberadamente. Ao fim de alguns dias percebemos que era. Era um ninho:

Um ninho na minha Horta 022

Com o tempo apareceram os ovinhos:

Um ninho na minha Horta 007

São quatro ao todo, de um turquesa muito bonito:

Um ninho na minha Horta 006

Quem são os passarinhos que fizeram este ninho? Eu já os tinha visto, um cinzento-escuro e um preto. Procurei fotografias na net para tentar saber a que espécie eles pertencem (eu não percebo nada de aves). Fiquei, então a saber o que eram: são Melros.

Um ninho na minha Horta Melro

Um ninho na minha Horta Melro2

O preto é o macho, o cinzento é a fêmea. Saquei estas fotografias da internet. 
Infelizmente tive muitas dificuldades em tirar eu mesma fotografias deles. É que os Melros são assustadiços e afastam-se ao mínimo som ou movimento. Assim que nos aproximávamos da porta da cozinha eles fugiam logo (e há o perigo de não voltarem, deixando os ovos do ninho abandonados). Por isso arranjei um estratagema: coloquei um espelho na cozinha, voltado para a horta para que pudesse apanhar o seu reflexo. Foi assim que consegui fotografá-los. As fotografias estão em zoom e nubladas (o espelho é um pouco baço). Eis a menina:

Um ninho na minha Horta 016

A cabeça é mais achatada e é cinzento-escura. Agora vem aí o menino, que é preto:

Um ninho na minha Horta 017

É maior que ela e mais cabeçudo. Isto foi o melhor que consegui arranjar.

Os papázinhos participaram ambos na construção do ninho e durante uns tempos revezaram-se, guardando a sua casinha. Por fim foi a vez da menina ficar no ninho a chocar os ovos. Agora já só vemos a mãe. Ela vai ficar 10 dias a chocá-los e depois iremos ver o papá a trazer comida para os filhotes. Estou ansiosa para que eles apareçam! O problema é que não nos podemos aproximar da horta nos próximos dias. Se o fizermos eles largam o ninho e nunca mais os vemos.

E pronto. Se tudo correr bem, poderemos tirar fotografias aos bébés, quando aparecerem. Mas isso só será possível ao fim de alguns dias. Beijinhos!

2Um ninho na minha Horta Empty Re: Um ninho na minha Horta Sáb 26 Abr 2014 - 21:40

Luna Bijoux

Luna Bijoux

Ai que coisa mais linda Sónia!!!!
Nossa, se aqui onde vejo ninhos de vez em quando já fico encantada imagino aí na "cidade" e ainda mais na vossa varanda, que LUXO!!!!
Lindo lindo lindo, que azul lindo dos ovinhos e o pássaro é um encanto também!
Excelente ideia a de colocar o espelho para conseguir fotografar rsrs


Obrigada querida, a-d-o-r-e-i ver Wink
beijinhos


Desejo as melhoras a minha querida Irmã Clara e tudo de bom a você também.

3Um ninho na minha Horta Empty Coisa fofa!! Sáb 26 Abr 2014 - 22:11

Sandra Pimentel

Sandra Pimentel

Eu ainda não os consegui ver com os meus próprios olhos. A minha mana tem razão: eles fogem ao mais pequeno movimento!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos