Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Hora Certa
Últimos assuntos
» Um Natal mais simples
Almoço Romano EmptySáb 12 Dez 2015 - 19:25 por Sonia Momoi

» Retorno
Almoço Romano EmptyDom 4 Out 2015 - 10:30 por Rose.rslam

» Caixas para a secretária da mamã
Almoço Romano EmptySáb 3 Out 2015 - 17:50 por Luna Bijoux

» Mudanças em casa
Almoço Romano EmptySex 11 Set 2015 - 19:12 por Maria Jose zanin

» Como fertilizar uma terra que já não dá «chão para uvas».
Almoço Romano EmptyQui 10 Set 2015 - 9:25 por Rose.rslam

» Olá
Almoço Romano EmptyQui 10 Set 2015 - 9:07 por Rose.rslam

» Ideia criativa para uma varanda
Almoço Romano EmptyQua 9 Set 2015 - 21:01 por Beatrizz_20665

» Os meus jardins em casa
Almoço Romano EmptyQua 10 Jun 2015 - 23:03 por Rose.rslam

» Cozinhando com o Sol - Parte 2
Almoço Romano EmptyQua 10 Jun 2015 - 22:54 por Rose.rslam

Palavras-chaves

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Almoço Romano

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Almoço Romano Empty Almoço Romano Qua 10 Set 2014 - 21:02

Clara Pimentel

Clara Pimentel

Quem me conhece bem sabe que eu sou fixada, apaixonada, obcecada, enfim, como queiram, por certas épocas, certos Povos, certas culturas...
Roma Antiga (República e Início de Império) é uma delas.

«Papo» tudo quanto lhe diz respeito, desde livros de História a Literatura, romances históricos, artigos em revistas filmes, etc...

Um destes dias, durante uma dessas minhas viagens na máquina do tempo, assisti ao almoço de um Romano livre mas de muito poucas posses numa taberna de Pompeios, pouco antes da erupção que destruiu a Cidade.

Um Romano pobre teria poucas possibilidades de cozinhar em casa. As maravilhosas moradias cheias de fontes, pátios interiores, colunas, frescos nas paredes, pertenciam aos cidadãos nobres e com fortuna. Os mais pobres e que dependiam dos seus ofícios, moravam em pequenos quartos onde não havia condições para cozinhar e, por isso, compravam as suas refeições a vendedores ambulantes nas ruas ou numa das variadas tabernas que a cidade oferecia.

Tive acesso à receita de uma refeição dessas e a minha filha Sónia e eu decidimos recriá-la. Foi o nosso almoço de ontem.

Um pouco de azeite, que  era bastante usado, um dos vários tipos de couve existentes na região, grão de bico, uma pitada de sal, um pouco de carne seca (que era feita da carne mais barata e da gordura e pele secas e prensadas ), algumas ervas aromáticas apanhadas nas traseiras da taberna, um pouco de ricotta ou de mozarella, ou de queijo fresco, pão acabado de fazer, farinha de trigo, água ou vinho diluído em água e com mel, e aí estava uma refeição já considerada bastante boa, ainda que a uma distância de anos-luz das refeições nas dómus,

Não tendo acesso à carne seca, substituí-a por linguiça. No resto, segui a receita à risca.

As ervas foram apanhadas  na nossa hortinha particular.

Eis os materiais necessários, bem simples, como podem ver:

Almoço Romano Preparativos

Começámos por esmagar dois dentes de alho e refogar no azeite, juntamente com um pouco de couve cortada às tirinhas e as ervas aromáticas. Em seguida juntámos o grão e deixámos incorporar os sabores. Depois acrescentámos um pouco, muito pouco de água, apenas o necessário para não pegar ao fundo e deixámos repousar.

Almoço Romano Juntar_gua.

Entretanto preparámos a massa de pão que não vou aqui relatar como visto que já o fiz num outro post. Basta dizer que é pão simples, apenas com farinha para pão caseiro, água, sal, um pouco de óleo,  um ovo e uma pitada de fermento.

Almoço Romano P_o_ao_forno


Para pôr no pão, que virá a acompanhar o prato de grão, fizemos uma pasta composta de um pequenino dente de alho, mais ervas aromáticas e queijo fresco ( que poderia ser ricotta ou mozzarella) tudo esmagado num almofariz.

Almoço Romano Juntar_queijo_fresco_ou_mozarella


Almoço Romano Fazer_a_pasta

Enquanto o pão estava no forno, torrámos um pouco de farinha de trigo branca numa frigideira (não se usa gordura alguma, a farinha torra directamente no fundo quente)

Almoço Romano Torrando_farinha

Deita-se a farinha torrada sobre o prato já cozinhado:

Almoço Romano Farinha_sobre_p_preparado




Pão pronto, falta dar uns retoques à pasta preparada para ficar mais bonita, pôr a mesa e...bom apetite.

Almoço Romano Bolinhas



Como a Sónia e eu preferimos e estava calor, a bebida foi um sumo de morango acabadinho de fazer.


Almoço Romano Est_servido

As fotos são, como habitualmente, da Sónia.
Espero que façam e provem, garanto que é saboroso!!

Salve!!

2Almoço Romano Empty Re: Almoço Romano Qui 11 Set 2014 - 15:33

Beatrizz_20665

Beatrizz_20665

Bem vou experimentar de certeza, até fiquei com água na boca...e já agora depois de comerem estava bom?

3Almoço Romano Empty Re: Almoço Romano Qui 11 Set 2014 - 16:52

Clara Pimentel

Clara Pimentel

Estava muito bom, a Sónia «empanturrou-se»...

Estava aqui a pensar numa coisa, mas não sei se será interessante. Estou a pensar ir fazendo de vez em quando umas refeições simples e rápidas que sejam de vários países , tirar fotos e colocar aqui. Seria uma espécie de viagem pela gastronomia. Que acham os meus Amigos?

4Almoço Romano Empty Parece óptima!!! Qui 11 Set 2014 - 17:30

Sandra Pimentel

Sandra Pimentel

Fiquei logo com água na boca! Não podias também reproduzir uma receita da Babilónia ou do Antigo Egipto? Se houver, é claro...

Em todo o caso, esta comida parece ser simples e saudável. Os Romanos mimavam-se!  lol!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos