Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Hora Certa
Últimos assuntos
» Um Natal mais simples
Porque usamos certas expressões? EmptySáb 12 Dez 2015 - 19:25 por Sonia Momoi

» Retorno
Porque usamos certas expressões? EmptyDom 4 Out 2015 - 10:30 por Rose.rslam

» Caixas para a secretária da mamã
Porque usamos certas expressões? EmptySáb 3 Out 2015 - 17:50 por Luna Bijoux

» Mudanças em casa
Porque usamos certas expressões? EmptySex 11 Set 2015 - 19:12 por Maria Jose zanin

» Como fertilizar uma terra que já não dá «chão para uvas».
Porque usamos certas expressões? EmptyQui 10 Set 2015 - 9:25 por Rose.rslam

» Olá
Porque usamos certas expressões? EmptyQui 10 Set 2015 - 9:07 por Rose.rslam

» Ideia criativa para uma varanda
Porque usamos certas expressões? EmptyQua 9 Set 2015 - 21:01 por Beatrizz_20665

» Os meus jardins em casa
Porque usamos certas expressões? EmptyQua 10 Jun 2015 - 23:03 por Rose.rslam

» Cozinhando com o Sol - Parte 2
Porque usamos certas expressões? EmptyQua 10 Jun 2015 - 22:54 por Rose.rslam

Palavras-chaves

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Porque usamos certas expressões?

+2
Luna Bijoux
Clara Pimentel
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Porque usamos certas expressões? Empty Porque usamos certas expressões? Ter 27 Jan 2015 - 16:25

Clara Pimentel

Clara Pimentel

De vez em quando postarei aqui o significado e a história de certas expressões que usamos no dia a dia e já não temos memória de como apareceram. A primeira é:

Casa da Mãe Joana


Porque é que, ao nos referirmos a um sítio em que cada um faz e diz o que quer sem atenção a limites, dizemos que parece a Casa da Mãe Joana ou, simplesmente, a Casa da Joana?

Joana, Condessa de Provença que veio a ser rainha de Nápoles  (nasceu em 1326, morreu em1382), teve um dia, por razões políticas, de se refugiar em Avignon, França e acabou por governar a cidade. 

Uma das suas medidas mais conhecidas foi a de regulamentar os bordéis  e uma das normas dessa regulamentação foi a de que os bordeis tivessem uma porta por onde todos, sem distinção de classe social, pudessem entrar à hora que bem entendessem.
Esses bordéis passaram a ser conhecidos de uma forma brincalhona como «Casa da Mãe Joana».

Com o evoluír dos tempos, «casa da mãe Joana» passou a significar um lugar de desordem e sem regras.

Gostaram? Se conhecerem significados ou histórias de outras expressões venham contar.nos, sim?

2Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Ter 27 Jan 2015 - 17:01

Beatrizz_20665

Beatrizz_20665

Então aqui fica outra:


À GRANDE E À FRANCESA


Diz-se muitas vezes para quem "esbanja esbanja dinheiro ou quem vive bem" que vive á grande e á francesa e de onde será vem esta expressão? 


Significado: da expressão VIVER Á GRANDE E Á FRANCESA vem com luxo e ostentação.
 
Origem: Relativa aos modos luxuosos do general Jean Andoche Junot, auxiliar de Napoleão que chegou a Portugal na primeira invasão francesa, e dos seus acompanhantes, que se passeavam vestidos de gala pela capital.


Eu nem sabia e vocês?  Surprised

3Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Ter 27 Jan 2015 - 17:38

Luna Bijoux

Luna Bijoux

Fazer nas Coxas
Porque usamos certas expressões? 2Q==

A expressão “fazer nas coxas” surgiu na época da colonização brasileira. As telhas usadas nas construções da época, feitas de barro, eram moldadas nas próprias coxas dos escravos. Assim, algumas vezes ficavam largas, outras vezes finas, nunca com um tamanho uniforme. Foi desta forma que surgiu a expressão, utilizada para indicar algo mal feito.

4Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Ter 27 Jan 2015 - 19:56

Clara Pimentel

Clara Pimentel

Que bom, minhas Amigas aqui a colaborarem!!!
Fico feliz!!
Conhecia a expressão da Beatriz mas não a da Luna...
Eu adoro aprender coisas novas. Obrigada minhas queridas .

5Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Ter 27 Jan 2015 - 20:12

Sónia Pimentel

Sónia Pimentel

«Fazer nas coxas»! Que delícia! Esta não conhecia! Gostei das participações. A expressão «À grande e à francesa» conhecia mas não sabia a origem dela. Fiquei a saber agora. Adoro aprender coisas novas. Beijinhos.

6Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Qui 29 Jan 2015 - 11:11

Beatrizz_20665

Beatrizz_20665

"Fazer nas coxas" também não conhecia mas conheço uma bem parecida que e que fui pesquisar  origem e não é que é a mesma só que os Brasileiros dizem dessa forma.




FEITO EM CIMA DO JOELHO


Significado: Trabalho imperfeito, com pouca qualidade; feito à pressa.
 
Origem: Desde a ocupação romana da Península Ibérica que, por ensinamento deles, se começou a fazer a telha romana ou de meia cana como também é conhecida.

Ora os romanos empregavam escravos que faziam estas telhas com barro usando como molde a própria coxa. O que sucedia era que conforme o tamanho da coxa de cada um, as telhas eram maiores ou mais pequenas. Eram portanto úteis, sem dúvida, mas muito irregulares, pois cada pessoa tinha um “molde” diferente.

Nasceu assim a expressão que ainda hoje utilizamos para designar um trabalho que não prima pela regularidade: foi feito em cima do joelho.



Essa expressão é muito usada, pelo mesmo aqui no norte, mas penso que será por todo o país, eu uso-a muito com as minha filhas e não só.

7Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Qui 29 Jan 2015 - 14:28

Clara Pimentel

Clara Pimentel

Boa Beatriz. Pois é isso mesmo, engraçado como falamos a mesma língua e, ainda assim, temos tantas expressões diferentes...

8Porque usamos certas expressões? Empty Lágrimas de crocodilo Qui 29 Jan 2015 - 14:30

Clara Pimentel

Clara Pimentel

Porque usamos certas expressões? Croco


Lágrimas de Crocodilo
Porque dizemos, sempre que queremos duvidar das lágrimas ou do arrependimento de alguém que são lágrimas de Crocodilo?


Porque o crocodilo, sempre que come, exerce uma pressão muito forte no céu da boca o que comprime as glândulas lacrimais fazendo-as verter.
Assim, o crocodilo parece chorar sempre que devora a vítima...

9Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Qua 4 Fev 2015 - 11:37

Beatrizz_20665

Beatrizz_20665

"Do Tempo de Maria Cachucha" é uma expressão que se usa para definirmos algum tempo antigo, eu não uso muito esta expressão mas a minha usava muitas vezes, lembro-me bem quando eu pedia qualquer coisa e ela dizia não, e dizia-lhe mas tu já deixas-te ou fizes-te uma vez e aó ela respodia-me sem..." pois mas isso foi no tempo da Maria Cachucha" e eu detestava que ela disse-se isso... kkkk.  Very Happy


Aqui fica a definição:


DO TEMPO DA MARIA CACHUCHA


Significado:  Muito antigo. Origem: A cachucha era uma dança espanhola a três tempos, em que o dançarino, ao som das castanholas, começava a dança num movimento moderado, que ia acelerando, até terminar num vivo volteio. Esta dança teve uma certa voga em França, quando uma célebre dançarina, Fanny Elssler, a dançou na Ópera de Paris. Em Portugal, a popular cantiga Maria Cachucha (ao som da qual, no séc. XIX, era usual as pessoas do povo dançarem) era uma adaptação da cachucha espanhola, com uma letra bastante gracejadora, zombeteira.

10Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Qui 5 Fev 2015 - 23:10

Clara Pimentel

Clara Pimentel

Olha, Beatriz, eu gosto de ti desde o tempo da Maria Cachucha!!! Rsrsrsrs

11Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Sex 6 Fev 2015 - 16:17

Beatrizz_20665

Beatrizz_20665

Clara Pimentel escreveu:Olha, Beatriz, eu gosto de ti desde o tempo da Maria Cachucha!!! Rsrsrsrs


Também eu kkkkk flower

Porque usamos certas expressões? Images?q=tbn:ANd9GcQRDz-Oj19feYBZxkpPydi1xWmjY3k_L7_zjNWhzV-GL_4fxCcr

12Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Sex 6 Fev 2015 - 20:39

valmello



Bom, eu ia passando por aqui e resolvi deixar a minha contribuição.

Cuspido e escarrado
Quando queremos dizer que uma pessoa é muito parecida com outra usamos essa expressão: Fulano é o pai, cuspido e escarrado.

Muitos dizem que a expressão correta é "esculpido em carrara", que é um tipo de mármore. Mas há uma versão que diz que ela vem do francês tout craché, "totalmente cuspido" e que originou a expressão em inglês spit and image, "cuspe e imagem", que significa que uma pessoa poderia ter sido criada a partir do cuspe da outra, de tão semelhantes. Aí em português acrescentou-se o escarrado, pra reforçar a ideia.

13Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Sex 6 Fev 2015 - 20:46

Clara Pimentel

Clara Pimentel

É que não sabia mesmo, Valéria!!! Que giro!!!
Adorei, adoro sempre saber estas coisas... Obrigada!

14Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Sex 6 Fev 2015 - 20:48

Sónia Pimentel

Sónia Pimentel

Cuspido e escarrado!!! Adorei!

15Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Seg 9 Fev 2015 - 15:16

Beatrizz_20665

Beatrizz_20665

E esta conhecem, eu utilizo muito esta expressão principalmente quando o trabalho é excessivo...


DOSE PARA CAVALO 


Significado: Quantidade excessiva; demasiado. 


Origem: Dose para cavalo, dose para elefante ou dose para leão são algumas das variantes que circulam com o mesmo significado e atendem às preferências individuais dos falantes. Supõe-se que o cavalo, por ser forte; o elefante, por ser grande, e o leão, por ser valente, necessitam de doses exageradas de remédio para que este possa produzir o efeito desejado. Com a ampliação do sentido, dose para cavalo e suas variantes é o exagero na ampliação de qualquer coisa desagradável, ou mesmo aquelas que só se tornam desagradáveis com o exagero.

16Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Dom 15 Fev 2015 - 11:23

Clara Pimentel

Clara Pimentel

Beatriz: Uau!!!
Muito bem explicado!!! Obrigada.

17Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Qui 19 Fev 2015 - 11:26

Beatrizz_20665

Beatrizz_20665

Mais uma que utilizo muito quando peço alguma coisa ás minhas filhas e elas dizem que não tem força para isto ou aquilo...  Wink


NÃO PODER COM UMA GATA PELO RABO
 

Significado: Ser ou estar muito fraco; estar sem recursos. 


Origem: O feminino, neste caso, tem o objectivo de humilhar o impotente ou fraco a que se dirige a referência. Supõe-se que a gata é mais fraca, menos veloz e menos feroz em sua própria defesa do que o gato. Na realidade, não é fácil segurar uma gata pelo rabo, e não deveria ser tão humilhante a expressão  Wink 

18Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Sex 27 Fev 2015 - 16:50

Clara Pimentel

Clara Pimentel

Obrigada, querida Beatriz, Contadora-Mor!!!

19Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Ter 24 Mar 2015 - 9:35

Beatrizz_20665

Beatrizz_20665

Mais uma expressão muito utilizada...


COMER MUITO QUEIJO
 
Significado: Ser esquecido; ter má memória.


Origem: A origem desta expressão portuguesa pode explicar-se pela relação de causalidade que, em séculos anteriores, era estabelecida entre a ingestão de lacticínios e a diminuição de certas faculdades intelectuais, especificamente a memória. A comprovar a existência desta crença existe o excerto da obra do padre Manuel Bernardes "Nova Floresta", relativo aos procedimentos a observar para manter e exercitar a memória: «Há também memória artificial da qual uma parte consiste na abstinência de comeres nocivos a esta faculdade, como são lacticínios, carnes salgadas, frutas verdes, e vinho sem muita moderação: e também o demasiado uso do tabaco». Sabe-se hoje, através dos conhecimentos provenientes dos estudos sobre memória e nutrição, que o leite e o queijo são fornecedores privilegiados de cálcio e de fósforo, elementos importantes para o trabalho cerebral. Apesar do contributo da ciência para desmistificar uma antiga crença popular, a ideia do queijo como alimento nocivo à memória ficou cristalizada na expressão fixa «comer (muito) queijo».

20Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Ter 24 Mar 2015 - 20:46

Sónia Pimentel

Sónia Pimentel

...se calhar é por isso que eu tenho uma memória tão má. Farto-me de comer queijo! KKKKKKK! Obrigada pela contribuição, nem conhecia essa expressão. Beijinhos.

21Porque usamos certas expressões? Empty Re: Porque usamos certas expressões? Sex 5 Jun 2015 - 16:16

Rose.rslam

Rose.rslam

Muito legal este tópico, conhecia algumas expressões, mas não suas origens, espetacular, amei

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos