Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Hora Certa
Últimos assuntos
» Um Natal mais simples
Cozinhando com o Sol - Parte 2 EmptySáb 12 Dez 2015 - 19:25 por Sonia Momoi

» Retorno
Cozinhando com o Sol - Parte 2 EmptyDom 4 Out 2015 - 10:30 por Rose.rslam

» Caixas para a secretária da mamã
Cozinhando com o Sol - Parte 2 EmptySáb 3 Out 2015 - 17:50 por Luna Bijoux

» Mudanças em casa
Cozinhando com o Sol - Parte 2 EmptySex 11 Set 2015 - 19:12 por Maria Jose zanin

» Como fertilizar uma terra que já não dá «chão para uvas».
Cozinhando com o Sol - Parte 2 EmptyQui 10 Set 2015 - 9:25 por Rose.rslam

» Olá
Cozinhando com o Sol - Parte 2 EmptyQui 10 Set 2015 - 9:07 por Rose.rslam

» Ideia criativa para uma varanda
Cozinhando com o Sol - Parte 2 EmptyQua 9 Set 2015 - 21:01 por Beatrizz_20665

» Os meus jardins em casa
Cozinhando com o Sol - Parte 2 EmptyQua 10 Jun 2015 - 23:03 por Rose.rslam

» Cozinhando com o Sol - Parte 2
Cozinhando com o Sol - Parte 2 EmptyQua 10 Jun 2015 - 22:54 por Rose.rslam

Palavras-chaves

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Cozinhando com o Sol - Parte 2

+3
dininha
valmello
Sónia Pimentel
7 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Cozinhando com o Sol - Parte 2 Empty Cozinhando com o Sol - Parte 2 Seg 1 Jun 2015 - 16:51

Sónia Pimentel

Sónia Pimentel

Olá, amigos. Tal como prometido, irei falar do nosso forno solar. As ideias foram extraídas da internet, embora tenhamos decidido misturar algumas ideias de tutoriais diferentes. 
Este forno é mais complicado e exige mais trabalho a fazê-lo, mas não se vão arrepender (funciona mesmo).
Os materiais são os mesmos: cartão, alumínio... mas desta vez decidimos usar cola para o fazer (também pode ser usada fita-cola) e é preciso arranjar um plástico (ou vidro, para quem tiver um à mão - nós usámos plástico). Também é preciso tinta preta (pode ser guache) para pintar o cartão.
Procure duas caixas de tamanho diferente, para que uma possa ficar dentro da outra, com centímetros de distância entre elas. O formato não é importante. Pode ser quadrado ou rectangular:
Cozinhando com o Sol - Parte 2 044
Com pedaços de cartão tente nivelar o chão pela mesma medida: as panelas têm que estar direitas. Faça isso com ambas as caixas:
Cozinhando com o Sol - Parte 2 041

Se as caixas tiverem buracos, é preciso tapá-los, claro:
Cozinhando com o Sol - Parte 2 042

Em seguida preencha a caixa interior com papel de alumínio. Nos intervalos encha tudo com papel de jornal. Isto irá aumentar a temperatura dentro da caixa, que funcionará como uma incubadora:
Cozinhando com o Sol - Parte 2 047

Em seguida é preciso tapar as distâncias, deixando os jornais retidos lá dentro. Com cartão da mesma medida que as distâncias comece por colar tudo, fechando as bordas:
Cozinhando com o Sol - Parte 2 048

Cozinhando com o Sol - Parte 2 050

Está na altura de fazer a tampa da caixa. Com papel pardo e uma caneta, tire um molde da parte de cima da caixa e passe-o para uma chapa de cartão. Recorte-o de seguida:
Cozinhando com o Sol - Parte 2 056

Cozinhando com o Sol - Parte 2 058

Cozinhando com o Sol - Parte 2 059

Com tiras de cartão de tamanho idêntico, faça o resto da tampa:
Cozinhando com o Sol - Parte 2 060

Cozinhando com o Sol - Parte 2 063

É agora que se usa o plástico, que servirá de tampa: Neste caso colei o plástico no interior. Convém que seja o mais transparente possível para não bloquear a luz:
Cozinhando com o Sol - Parte 2 001

Depois arranjei uma grande chapa de cartão, colei-a um pouco mais abaixo da borda da tampa (convém que a tampa possa entrar e sair à vontade) e revesti-a de alumínio para que esta fosse o reflector. Ela serve para criar ainda mais reflexos e luz, para que a luz bata no fogão e provoque ainda mais calor:
Cozinhando com o Sol - Parte 2 003

Pormenor do lugar onde cola o refector (abaixo da tampa). Tem que ter uma certa folgazinha, para a tampa encaixar:
Cozinhando com o Sol - Parte 2 003_C_pia

Por fim, pinta-se todo o forno exterior (e a tampa) com tinta preta. O preto concentra o calor que é obtido pela reflexão da luz do Sol no papel de alumínio:
Cozinhando com o Sol - Parte 2 004

...e pronto. O forno está pronto para funcionar. Já há comidinha lá dentro. A luz era tão intensa que eu tive que desviar a vista. Tive dificuldades em tirar a fotografia:
Cozinhando com o Sol - Parte 2 010

Resultados: rolo de legumes salpicado de sésamo e pão:
Cozinhando com o Sol - Parte 2 020

Cozinhando com o Sol - Parte 2 022

Bom apetite!

2Cozinhando com o Sol - Parte 2 Empty Re: Cozinhando com o Sol - Parte 2 Seg 1 Jun 2015 - 17:10

valmello



Não me canso de dizer que adorei a ideia, temos a energia solar de graça e nem sempre nos lembramos de aproveitá-la...

3Cozinhando com o Sol - Parte 2 Empty Re: Cozinhando com o Sol - Parte 2 Seg 1 Jun 2015 - 19:36

dininha



Depois de tanto, mas tanto tempo sem aqui estar, não poderia deixar de o fazer agora, pois recebi de uma forma toda especial um convite de nossa querida Clara.
Vim e fiquei muito satisfeita com a ideia e com o passo a passo, logo estarei de férias com meus filhotes e marido em casa de mamãe que por acaso, é na roça rsrs
Então lá farei esta gostosa experiência com meus filhos, vou tentar fazer fotinhos e trazer para que possam ver.

Clara usou câmera fotográfica normal para as fotos?


Muito obrigada pelo convite, vou "cuscar" se encontro a flor de sua varanda por aqui rsrs

bjs


Ps. voltei para dizer que mostrei a meu filho n°2 e ele já quer fazer aqui em casa antes mesmo das férias  Laughing



Última edição por dininha em Seg 1 Jun 2015 - 19:53, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : acrescentar comentário do filho)

4Cozinhando com o Sol - Parte 2 Empty Que giro!!! Seg 1 Jun 2015 - 20:30

Sandra Pimentel

Sandra Pimentel

Nas férias, tenho que fazer também um para mim!!!! lol! flower flower afro lol!

5Cozinhando com o Sol - Parte 2 Empty Re: Cozinhando com o Sol - Parte 2 Sex 5 Jun 2015 - 19:46

Rose.rslam

Rose.rslam

Uauuuu, que bacana!!!
Adoreiiiiii, aqui é muito quente, com certeza será uma experiência incrível.
Vou fazer, mas tenho que esperar o verão, pois aqui é inverno e está muito frio.
Mas vou preparar meu forninho solar.
Parabéns

Vocês são ótimo com receitinhas de pães,
coloque receitinhas de pãezinhos , massas ou biscoitinhos Portugueses
Gostaria muito de fazer

Parabénssss

6Cozinhando com o Sol - Parte 2 Empty Re: Cozinhando com o Sol - Parte 2 Sáb 6 Jun 2015 - 3:32

Luna Bijoux

Luna Bijoux

Minha querida Irmã,mas que belas engenheiras estão se saindo hein? rsrs
Nossa, fiquei boquiaberta! Parabéns e mais parabéns!
Sempre tive curiosidade sobre isso mas nunca parei pra saber como fazer ou como funciona - só sabia que é com luz solar kkkkk  
Quem sabe um dia não me atrevo e copio a tentar essa façanha também rsrs
beijinhosssss e desculpe a demora mas sabes como estão as coisas por aqui Wink

7Cozinhando com o Sol - Parte 2 Empty Re: Cozinhando com o Sol - Parte 2 Sáb 6 Jun 2015 - 17:50

Clara Pimentel

Clara Pimentel

Pois é, Rose, acho que vou mesmo colocar algumas receitas de pão, pão com chouriço, bolas e etc...

Gostaria que uma das amigas brasileiras postasse receita de pãezinhos de queijo, a Sónia adora e os meus nunca ficam muito bem...

Luna, minha Irmã, é mesmo muito fácil de fazer. E tem várias vantagens: como leva um pouco mais de tempodo que o habitual ( mas nunca queima, cozinha tudo por igual...).você pode colocar uma jardineira a fazer, ou um estufado, ou carne para assar, e vai à sua vida. Faz outras coisas que tenha para fazer ou simplesmente descansa, ou vai passear... Claro que estou a falar de fins de semana ou de quem pode estar em casa...
Não tem de ficar vigiando...
Quando está  pronto ou o sol começa a ir embora, o jantar está feito. Ou, como nós já fizemos, temos comida-base para mais de uma refeição: um bom naco de carne assada cortado às fatias, ou um estufado de  maior quantidade pode ser colocado em porções na geleira e, com diferentes acompanhamentos, servir para várias refeiçoes. A custo zero de energia e amigo do ambiente.

Abração!!

8Cozinhando com o Sol - Parte 2 Empty Re: Cozinhando com o Sol - Parte 2 Qua 10 Jun 2015 - 22:54

Rose.rslam

Rose.rslam

Clarinha, eu achei o máximo este formo, rsssss

Quanto ao Pão de Queijo eu farei sim, e colocarei aqui todo processo.
Queijo por aqui está uma fortuna, mas assim que possível comprarei os queijos para fazê-los, rssss
Quanto os pães e bolos Portugueses,
vai ser uma honra fazê-los, rssss Very Happy Very Happy Very Happy

bijinhos

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos