Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Hora Certa
Últimos assuntos
» Um Natal mais simples
UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 EmptySáb 12 Dez 2015 - 19:25 por Sonia Momoi

» Retorno
UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 EmptyDom 4 Out 2015 - 10:30 por Rose.rslam

» Caixas para a secretária da mamã
UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 EmptySáb 3 Out 2015 - 17:50 por Luna Bijoux

» Mudanças em casa
UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 EmptySex 11 Set 2015 - 19:12 por Maria Jose zanin

» Como fertilizar uma terra que já não dá «chão para uvas».
UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 EmptyQui 10 Set 2015 - 9:25 por Rose.rslam

» Olá
UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 EmptyQui 10 Set 2015 - 9:07 por Rose.rslam

» Ideia criativa para uma varanda
UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 EmptyQua 9 Set 2015 - 21:01 por Beatrizz_20665

» Os meus jardins em casa
UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 EmptyQua 10 Jun 2015 - 23:03 por Rose.rslam

» Cozinhando com o Sol - Parte 2
UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 EmptyQua 10 Jun 2015 - 22:54 por Rose.rslam

Palavras-chaves

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2

5 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 Empty UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 Sex 13 Jun 2014 - 7:35

Clara Pimentel

Clara Pimentel

Romana 2ª parte:
 
Após o prandium, que eu como rapidamente e quase sempre em pé, embora o físico grego que estudou medicina no seu país e no Egipto me tenha dito várias vezes que comer em pé faz mal à saúde, mas em Roma é tradição que se perde nos tempos, vou dormir uma pequena sesta. Os meses de calor em Roma são quase insuportáveis e, nestas horas de início de tarde, só apetece estar reclinada  com as portadas das janelas fechadas, o chão borrifado. Só assim consigo debelar a dor de cabeça que me ataca com este calor malsão.
A meio da tarde peço para me aprontarem uma liteira e lá vou até  às termas onde me encontrarei com as minhas amigas.

UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 42711_termas_aqua_libera_no

Nesta  tarde, as termas estão reservadas às mulheres, poderemos estar à vontade para fazer uma das coisas de que mais gostamos: dizer mal dos nossos homens!!! Por muito que gostemos deles temos sempre assunto porque, no fundo, mesmo que sejam senadores, são sempre umas eternas crianças que vêm a correr para os nossos braços ao  mínimo desgosto ou desilusão, como meninos em busca das mães.

Chego às Termas e deixo as roupas entregues uma serva que será responsável por elas. Enrolada numa toalha, passo às salas interiores. Syra vem comigo, evidentemente. Será ela que me acompanhará ao caldarium, depois ao sudatorium onde transpirarei para abrir todos os poros, depois cobrirá de óleos perfumados o meu corpo e esfregar-me-á com o strigil para me libertar de toda a sujidade e impurezas.

UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 Strigil

Depois, um pouco de água menos quente, no tepidarium onde conversarei  um pouco sobre tudo  e sobre nada e, finalmente, água fria para fechar os poros e ganhar energia, no frigidarium.

Completamente limpa e refeita,  regresso a casa ainda a tempo de verificar a caena, passar pelo tablinum para escrever umas cartas e passar algum tempo no jardim interior a ler.

UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 Tablinum

Meu marido chega, muito cansado. Não haverá visitas nem trabalho extra , nem debates políticos com amigos, hoje.A família dirige-se toda ao triclinium

UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 Triclinium


para a caena, a refeição principal do dia: Peixe com molho  garum, um pouco de pato assado, tâmaras dulcíssimas.

UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 Caena

UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 Garum

Falo um pouco com Termophilus para saber dos progressos de meu filho e vou deitá-lo. Bem sei que já é demasiado crescido para isso, que já se sente constrangido e que todos se riem nas minhas costas por eu ainda o fazer. Fábio diz que tem de tratar de que eu tenha outro filho para aprender a despegar-me um pouco deste. Mas, a verdade, é que não dispenso ainda o ritual de o aconchegar e lhe passar as mãos pelos cabelos antes que adormeça.

Fábio foi ler um pouco, rever alguns assuntos a tratar  e eu fui dar as últimas ordens para que tudo continue a correr bem amanhã.

Depois, meu marido e eu reunimo-nos junto ao Lararium, altar onde se encontram as figurinhas que representam os nossos antepassados e as que representam os  Lares, deuses protectores da Casa e da Família. Fábio queima um pouco de incenso, derrama um pouco de vinho, acende a lamparina.

UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 Lararium

E assim chegou ao fim um dia mais. Retiramo-nos para o nosso cubiculum, o principal, claro, destinado ao repouso do Senhor e Senhora da Casa, lugar sagrado porque  aí se geram os continuadores da família.

UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 Cubiculum_at_boscoreale_best1329868757930

Despimo-nos e mantemos apenas a túnica interior.  Como está um pouco de frio, Fábio atiça o fogo que um dos servos acendeu. Vem ter comigo e abre-me os braços.

ANALU79

ANALU79

Bom dia Clara !UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 07.gif3
Achei engraçado que já  mesmo na Grécia antiga já existia  o "hábito de falar dos maridos" kkkkk
Fico aqui imaginando como seria delicioso essas termas .
Também acho que a vida desta mulher não é tãããão difícil ... 
Ela é rica , eu fico pensando se fosse a vida da serva retratada aqui , como seria ...


Beijos   UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 31e obrigada pela leitura Clarinha ! 


UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 Tumblr_lltfczZDdA1qkbyimo1_500

3UM DIA NA VIDA DE UMA ROMANA -Parte 2 Empty Que bela vida! Sex 13 Jun 2014 - 14:56

Sónia Pimentel

Sónia Pimentel

...mas que bela vida. Quem me dera a mim ter uma vida tão relaxada e tão cheia de paz e ausente de preocupações.
De facto, a vida dos aristocratas romanos nem era assim tão má, o problema eram as intrigas e as conspirações entre as várias famílias nobres e linhagens imperiais. Os dias idílicos podiam estilhaçar-se de um momento para o outro. 
Contudo, essas calamidades não aconteciam a todos e a maioria dos aristocratas até eram felizes. Se todas as pessoas pudessem aproveitar os seus dias desta forma, haveria muito menos depressões...

Manela70



Querida Clara adorei, confesso que só hoje li as duas partes, "De um dia na vida de uma romana", mas com uma escrita simples e clara e um estilo literário melódico, conseguiu manter-me colada à história.

.... que rica vida, até existia hora marcada para dizerem mal dos maridos Laughing ....mas para mim seria um bocadinho monótona...talvez....gostava de experimentar só por um dia....
e pelo que entendi este amor seria assim:


Amar é uma decisão

Um sábio recebeu a visita de um homem que
dizia já não amar a sua esposa, e que pensava em separar-se.
O sábio ouviu, olhou-o nos olhos, disse apenas uma palavra e calou-se:
_ Ame-a !!!

_ Mas eu já disse: Não sinto nada por ela!!
_ Ame-a!!! - disse novamente o sábio.

E percebendo o desconforto do homem,
depois de um breve silêncio, o sábio explicou:

Amar é uma decisão, não um sentimento;
amar é dedicação e entrega.
Amar é um verbo e o fruto dessa ação é o amor.
O amor é um exercício de jardinagem:
arranque o que faz mal, prepare o terreno,
semeie, seja paciente, regue e cuide.
Esteja preparado porque haverá pragas,
secas ou excesso de chuvas,
mas nem por isso abandone o seu jardim.
Ame o seu par, ou seja, aceite-o, valorize-o, respeite-o,
dê-lhe afeto e ternura, admire-o e compreende-o.
Isso é tudo. Ame!!!

Fico ansiosa por mais histórias
beijinhos
Manuela

Beatrizz_20665

Beatrizz_20665

As minha amigas já disseram tudo aí em cima Rolling Eyes , ela tinha mesmo tudo, uma boa vida, rica, um bom marido e muito amor, uma sortuda.

A AnaLu tem razão quando diz a vida de uma serva não seria assim tão deliciosa, apesar de haver umas mais privilegiadas que outras.

Manela o poema é lindo. bjinho  I love you 

Clara continue, as suas estórias são lindas e gosto imenso de as ler.

bjinho para todas as amigas. 

 flower

Clara Pimentel

Clara Pimentel

É  verdade que a vida das mulheres que eu tenho tentado «retratar» era uma delícia, comparada com a das escravas, por exemplo (não todas) ou, pior ainda, a das mulheres livres mas plebeias e pobres.
Tenho escolhido esta «classe» chamemos-lhe assim, por ser mais fácil como primeira abordagem às épocas e regiões. Mas, quando acabar esta série, o que está quase, volto atrás e faço o mesmo com mulheres (ou homens) de outras classes e condições económicoas e sociais. Ainda bem que gostam destas historinhas.
Beijos.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos