Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Hora Certa
Últimos assuntos
» Um Natal mais simples
História da Maionese EmptySáb 12 Dez 2015 - 19:25 por Sonia Momoi

» Retorno
História da Maionese EmptyDom 4 Out 2015 - 10:30 por Rose.rslam

» Caixas para a secretária da mamã
História da Maionese EmptySáb 3 Out 2015 - 17:50 por Luna Bijoux

» Mudanças em casa
História da Maionese EmptySex 11 Set 2015 - 19:12 por Maria Jose zanin

» Como fertilizar uma terra que já não dá «chão para uvas».
História da Maionese EmptyQui 10 Set 2015 - 9:25 por Rose.rslam

» Olá
História da Maionese EmptyQui 10 Set 2015 - 9:07 por Rose.rslam

» Ideia criativa para uma varanda
História da Maionese EmptyQua 9 Set 2015 - 21:01 por Beatrizz_20665

» Os meus jardins em casa
História da Maionese EmptyQua 10 Jun 2015 - 23:03 por Rose.rslam

» Cozinhando com o Sol - Parte 2
História da Maionese EmptyQua 10 Jun 2015 - 22:54 por Rose.rslam

Palavras-chaves

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Parceiros
Fórum grátis


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

História da Maionese

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1História da Maionese Empty História da Maionese Qua 4 Fev 2015 - 17:03

Clara Pimentel

Clara Pimentel

História da Maionese Maion


Maionese


A maionese é um dos molhos mais famosos do mundo (já agora posso dizer que é o meu preferido). o molho mais famoso no mundo, superando mesmo o ketchup.
Mas como e onde apareceu a primeira vez?
Existem várias histórias a explicar o seu aparecimentos, mas a que reúne o maior número de adesões é a que nos diz que surgiu em finais do século XVIII, durante a Guerra dos Sete anos entre França e Inglaterra.
Quando o General de Plessis, Duque de Richelieu, conquistou aos Ingleses a cidade de Mahon, nas Baleares, pediu ao cozinheiro do exército que organizasse uma jantarada memorável para comemorar e restaurar as forças dos exausto soldados. Cercados por inimigos, sem as natas que constituíam a imagem de marca do cozinheiro, que tudo cozinhava com elas, decidiu improvisar com azeite, ovos e sal. Todos gostaram tanto que resolveram dar nome ao molho, derivado da cidade Mahon. O molho ficou conhecido como Mahonaise.
Foi-se espalhando e tornando conhecido e o molho em breve galgou fronteiras e se espalhou por vários pontos do Mundo.
No ano de 1905, Richard Hellman, um alemão proprietário de uma loja gourmet em Manhattan, na cidade de Nova Iorque, usou a receita da sua esposa e começou a vender maionese pronta em potes de madeira. Em 1913, por razões de higiene, passou a ser distribuída em potes de vidro.
E hoje é tão habitual comprarmos um frasco de maionese (como dizemos hoje) que já nem todos sabem como fazê-la em casa... (Eu sei!!!kkkkk....)

2História da Maionese Empty Re: História da Maionese Qui 5 Fev 2015 - 1:05

Sónia Pimentel

Sónia Pimentel

Não é dos molhos que mais gosto, mas uma maionese caseira tem um sabor muito mais gostoso que a dos supermercados. Tal como quase toda a gente neste mundo, não sei fazê-la.

3História da Maionese Empty Fazer maionese é uma arte Sex 6 Fev 2015 - 19:24

Sandra Pimentel

Sandra Pimentel

E sei disso porque é um dos molhos que aparece em qualquer decente curso de cozinha. Uma amiga minha viu-se grega para chegar àquele ponto perfeito e cremoso...
Ao contrário do ketchup - aceito qualquer embalagem - gosto muito de maionese nas saladas e numa sandes mas não pode ser qualquer uma: tem que ser uma caseira e, de preferência, feita na hora. Very Happy

4História da Maionese Empty Re: História da Maionese Seg 9 Fev 2015 - 15:17

Beatrizz_20665

Beatrizz_20665

Também adoro maionese, mas não sei fazer e nem sequer quero tentar, comprada feita poupa-me tempo e trabalho rsrsrs  Very Happy

5História da Maionese Empty Re: História da Maionese Dom 15 Fev 2015 - 11:32

Clara Pimentel

Clara Pimentel

Eu também costumo comprar, a Hellman´s, passe a publicidade, é muito boa. O supermercado Pingo Doce, passe também a publicidade, também tem um produto branco de maionese, muito bom.
No entanto, a maionese caseira tem realmente, quando bem feita, um sabor único.
An receita é bem fácil, o pior +é que temos de estar bem, ter paciência e não termos as mãos a tremer... ( este factor tem-me impedido de a fazer)
Faz-se assim:

Numa tijela, deitar gemas de ovos completamente separados das claras. Se houver um farrapinho que seja de clara já não fica bem.

Bater muito bem as gemas ( de preferênia à mão e com colher de pau ).

Juntar sal a gosto e, para quem gostar, uma colher de sobremesa de mostarda de boa qualidade ( eu gosto da de Dijon )

Pegar num galheteiro com azeite de boa qualidade e ir deixando cair sobre as gemas, enquanto se vai sempre batendo, um fio fino e contínuo de azeite. O segredo está exactamente aí. O azeite tem de cair continuamente, em fio sempre igual. Vai-se deixando cair o azeite e batendo a mistura ao mesmo tempo até obter a consistência pretendida da maionese.

Só isto...

Beijos.

6História da Maionese Empty Re: História da Maionese Qui 19 Fev 2015 - 11:30

Beatrizz_20665

Beatrizz_20665

Obrigada Clarinha pela receita e pelo incentivo, eu uso a mesma maionese comprado no mesmo sitio rsrsr, mas talvez um dia deste eu experimente fazer   Surprised

bjinho!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos